Featured 2
Doramas, K-Drama, K-Music, Séries, TV

Punch – Dorama

Dá para acreditar que comecei a ver esse dorama porque me apaixonei pela trilha sonora? Esse foi o principal motivo sim, mas eu acabei morrendo de amores por Punch. ♥

Antes de começar, preciso alertar que esse é um drama diferente de tudo que eu vejo. Por que? Ele é sobre política, leis e corrupção, e pra falar a verdade, eu odeio histórias sobre política. Então por que gostei tanto assim? Ah amigos, isso é uma resposta que vai levar o post inteiro, então bora começar:

Img0404_20141205144915_2Punch | 펀치
Episódios: 19 | Emissora: SBS | Ano:2015

Sinopse
Park Jung-Hwan é o chefe da equipe de investigação contra a corrupção para escritório dos promotores. Para chegar à sua posição, ele fez compromissos em alcançar a justiça. Park Jung-Hwan, em seguida, descobre que ele tem um tumor maligno no cérebro e não tem muito tempo de vida. Para acabar com sua vida sem arrependimentos, ele aponta uma arma para o corrupto Procurador Geral Lee Tae-Joon. Shin Ha-Gyung, ex-mulher de Park Jung-Hwan, que também é um promotor de justiça, sabe sobre a situação de Park Jung-Hwan e o ajuda.

Para entrar no clima do dorama, peço de verdade que você assista o vídeo abaixo, é a música pela qual me apaixonei. Após assistir, dá um “replay” e leia o post enquanto ouve. 🙂

Enredo e Personagens Fortes

Toda história com um forte roteiro deve ter personagens que façam por merecer. Punch é sensacional nesse quesito, admiro a perfeição da atuação, conseguiram transmitir todas aquelas emoções tão bem, através de olhares e expressões marcantes.

Impossível descrever o quão bom é o roteiro. Quando eu disse que o dorama é sobre política, quero dizer a temática principal, mas não é apenas isso. Há uma um drama (literalmente falando) muito forte, uma agonia tão grande ver o protagonista naquele estado, lutando contra o tempo para deixar tudo ordem antes de morrer. Todas as dificuldades que a ex-mulher dele sofre por causa das atitudes dele e o quão inteligente os “vilões” são.

punch1-00669Park Jung Hwan é um promotor que está a beira da morte, e ele precisa resolver todos os problemas de corrupção que ele mesmo criou em poucos dias. Em alguns momentos, me senti até angustiada por ele, o homem quase não conseguia se manter em pé de tão doente. Ele é forte, corajoso e também muito teimoso. Esse personagem é interpretado por Kim Rae-Won, um ótimo ator e muito famoso na Coréia.

punch3-00254E a Shin Ha Gyung, também é promotora e como ex-esposa do Jung Hwan não é muito diferente, a mulher tem coragem, é persistente e sabe guerrear sem perder a classe. É a personagem que mais é atingida em toda a história, mas é também muito inteligente e forte para aguentar tudo. Sofri tudo que ela sofreu, que excelente atriz!

2nlhik3Ambos os protagonistas, como pais da Park Ye Rin não desapontaram, em meio a todo o jogo de poder, eles tentam proteger a filha para que ela não sofra as consequências das suas vidas complicadas. E por falar na Ye Rin, que menina fofa! Chorei várias vezes com ela, sendo tão boa e inocente que nem parecia filha do Jung Hwan.

Lee Tae-Joon é o “vilão” da história, e sinceramente, um cara que sabe jogar. Ele é ambicioso, inteligente e coloca tudo e todos a seu favor com as estratégias bem planejadas. É o personagem que você ficará com raiva do começo ao fim, mas que é tão esperto que as vezes chego a admirar.
HA31hxBpunch1-00205
Yoon Ji-Sook é a ministra, a pessoa que manda nos promotores, uma mulher que respeita a lei, dedicada, decidida e muito inteligente também. Por respeitar tanto a lei, a ministra acaba sendo encurralada no meio de toda essa guerra de promotores e é a personagem que vai te deixar num caso de amor de ódio.

Simpatia x Ódio

Desde o primeiro até o ultimo episódio meus sentimentos estavam bem confusos em relação aos personagens, história, planos e corrupção. Em uma hora eu estava amando Park Jung Hwa e  dois minutos depois eu o odiava com toda minha alma. Eu não estou exagerando. Isso aconteceu com todos os personagens (exceto a fofa da Ye Rin)!

A história é tão envolvente, que você acaba sentindo o que os personagens estão sentindo, até os vilões. Além disso, dá vontade de entrar na tela e tentar resolver por conta própria, porque eles são tão cautelosos que dá aflição. (hahaha, sou ansiosa)

fD16dzIPUNCH_E17_05

Cenas bem construídas

Essa é a primeira resposta que vem à minha cabeça se alguém me perguntar “Por que você gostou de Punch?”. O que eu quero dizer com cenas bem construídas, é que elas são bem pensadas, como metáforas. Vou tentar descrever uma das cenas que mais gostei (sem dar spoiler):

punch-favscenes-1Enquanto os promotores estão em uma reunião civilizada mas com o objetivo de derrubar os seus adversários, um deles começa a discursar sobre o quão perigosa a vida é e como pessoas podem ser influenciadas facilmente, a imagem que aparece é bem detalhada, uma xícara de café, uma colher de açúcar sendo levada por uma mão trêmula até a xícara, o açúcar cai e vai diluindo, então a mão segurando a colher mexe lentamente o açúcar no café, mostrando os mínimos detalhes da mistura e principalmente o açúcar branco tornando-se marrom. E o melhor de tudo isso, é que essa foi uma bela ilustração, é possível ligar uma coisa na outra, e isso faz todo o sentido. Gostei mesmo, demais dessas cenas!

Claro, que essa não é a única cena que ilustra frases e metáforas, há muitas outras que chamam a atenção.  Não apenas esse tipo, mas o jogo de câmeras, os ângulos certos, a edição de vídeo fez toda diferença e produz uma tensão necessária.punch-favscenes-16

Flashbacks

Os episódios são cheios de flashbacks que são muito bem utilizados, mostrando ao público pontos importantes do passado que influenciaram na história atual. São tão interessantes que nos fazem entender os motivos dos personagens, a dor e a felicidade. Os que eu mais gostava eram de quando os protagonistas ainda eram casados e com a Ye Rin bebê. Mas tem uns muito bons, que eu não posso comentar por motivos de spoiler.

punch-favscenes-9

Mortalidade e agonia

Através de uma mistura de belas cenas, um bom roteiro e uma ótima atuação, esse é um dos pontos que ressaltam em Punch. Se não fosse pela junção desses elementos seria impossível ter noção do quão desesperadora é a vida de quem está a beira da morte. Jung Hwan passa por momentos difíceis que o faz refletir na vida e rever as escolhas que ele fez, dessa forma é mostrada a ambição do ser humano e o quanto ele é fraco quando não pode fazer muito por si mesmo. É desesperador ver algumas cenas, que mostram de fato a doença atingindo o personagem.


punch3-00520 punch19-00194

Checkmate!

SENSACIONAL é a palavra para descrever o final de Punch. É incrível como tudo acontece daquela forma, como todos os fatos levam até aquele acontecimento, como peças de quebra cabeça se encaixam. É tão bom, que veria de novo, de novo e de novo. Lembram das cenas bem feitas que mencionei? O final consegue superar ainda. É muito bom de verdade.

Como mencionei em um post há um tempo atrás, os finais de doramas sempre surpreendem, e o final de Punch entrou para minha lista de melhores finais da história. Não posso falar muito sobre o acontece, alias, não posso falar nada, mas tenho que deixar claro que foi um final dígno, um final fora do clichê, um final que me deixou de boca aberta. Foi em geral uma obra espetacular que fechou com chave de ouro.

988f243457

Por fim, se você procura um dorama que NÃO tem romance, não tem fofura nem frescura, assista Punch. Achei que foi uma história digna e angustiante mas que não é nada mais do que a verdade. Afinal corrupção temos em todo lugar. E se você gosta de história inteligente, estratégias, política, suspense e um draminha, então volto a repetir: assista Punch!

Download e Online

Tem Punch legendado com ótima qualidade no Subarashiis Fansub e disponível online no Viki.

Mais imagens pra aguçar a vontade de assistir:

Até a próxima!

Beijos, Mari.

Punch_(Korean_Drama)-001

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Responder Nana June 17, 2016 at 12:10 am

    Eu já vi várias vezes a propaganda desse dorama, mas em nenhum momento li algo sobre ele. Encontrei esse post “do nada” e, MEU DEUS, eu preciso começar esse dorama AGORA.
    Parece ser exatamente do jeito que eu gosto, e se no meio do post eu já tava louca pra ver, quase surtei quando li “NÃO tem romance, não tem fofura nem frescura”.
    O dorama parece ser maravilhoso e estou apaixonada por essa OST, sinto que vai pra minha lista de favoritos. Obrigada.
    http://whitexmasdoramas.blogspot.com.br/

    • Responder Mari June 17, 2016 at 11:35 am

      Oi Nana! Acredita que eu tava com vontade de rever esse drama esses dias? É realmente diferente da maioria e não tem mesmo frescura. kkk Poucas pessoas assistiram, mas a maioria não gosta por ter política, leis e não ter abraçoes e beijos. Assista e me conta o que achou! ♥

    Deixe um comentário