featured3
Doramas, K-Drama

Reply 1997 vs. Reply 1994

Aproveitando o momento de lançamento de Reply 1988, vim aqui comentar sobre as duas versões anteriores desse drama fabuloso: Reply 1997 e Reply 1994.

Confesso que só resolvi assistir os dramas esse mês quando me interessei pelo atual e pensei que eu teria que assistir os anteriores pra entender, mas não… não precisava vê-los pois as histórias são completamente diferentes e ambas tem seu charme.

Comecei assistir pelo primeiro lançado, o Reply 1997, e me apaixonei demais por tudo! Estou arrependida por não tê-lo visto antes. Quanto ao 1994, não sei o que aconteceu, achei que demorou uma eternidade para o fim. Foi bom, foi sim, mas prefiro o primeiro! 🙂 Então esse post não é uma resenha super completa sobre cada, mas sim um comparativo entre as versões.

Vamos lá, pra situar quem não conhece nada desses doramas:

answer-me-1997_t63358_png_290x478_upscale_q90Reply 1997 | 응답하라 1997 (Answer Me 1997)
Ano: 2012 | Episódios 16 | Emissora: tvN

Sinopse: A história do drama coreano é focada na cultura do fanatismo extremo que emergiu nos anos 90 quando os grupos de idols tomaram conta dos palcos e o K-pop estava florescendo.
A história é formada por 6 amigos colegiais de uma escola em Busan que voltam a se encontrar em 2012 e isso traz de volta as memórias de 1997, quando eles eram ainda estudantes. Voltando naquela época e para agora entre os anos 90 e hoje, a história centra na vida de Sung Shi Won que é fanática pela boyband H.O.T. e seus 5 amigos de escola.

1

Sung Shi Won é uma garota cheia de energia e fanática pela banda H.O.T.. Yoon Yoon Je é amigo da Shi Won desde sempre, pois seus pais eram amigos antes mesmo das crianças nascerem. Mo Yoo Jung é amiga da Shin Won, com quem divide as loucuras de kpopper. Do Hak Chan chegou de Seoul há pouco tempo, e se enturma com esses jovens. Kang Joon Hee e Bang Sung Jae também são amigos de todos eles. Song Jong Ho é irmão do Yoon Je, e também amigo da família de Shi Won.

tumblr_mewf99qHeC1qjx84to1_250 tumblr_mklofsFMUh1s60v3to2_400

A história vai revelando aos poucos, os fatos e escolhas que os levaram a chegar onde estão hoje. Logo no primeiro episódio, a turma toda se encontra, agora todos são adultos, mas um fato será revelado nesse reencontro, então o drama volta no passado para explicar que fato é esse e por que. Acontece que mais revelações são feitas, e de uma forma genial o roteiro nos leva e traz o tempo todo em passado e futuro apresentando a história de cada personagem.

As loucuras de um kpopper são expressas claramente pela protagonista, ela é capaz de tudo: acampar nas filas, encher o quarto de posters, fazer de tudo pra ir no show, viajar até a cidade do seu bias e tentar invadir a casa dele… e uma série de loucuras que todo fã pode entender! hahah Ela é realmente louca por H.O.T. e usando a tecnologia da época, gravava programas de TV que eles apareciam em fitas.

tumblr_nuzin91MYs1s0dvpno4_400 tumblr_nuzin91MYs1s0dvpno7_400

Os amigos são tão amigos, que vivem um na casa do outro o tempo todo e mais ainda na casa da Shi Won, eles se dão super bem com os pais dela. Eles praticamente cresceram todos juntos, e tudo que vão fazer, estão um com o outro. A amizade é tão linda, apesar de conflitos surgem, mas que sensação maravilhosa vinda desses 6 jovens!

comida

Os pais da Shi Won são incríveis, claro! Eles são engraçadíssimos! Adorava as cenas do pai nervosíssimo com a filha devido ao fanatismo dela. Ele indignado com as loucuras dela pela banda… HAHHA A mãe, a mãe é uma fofa! E cozinha muito, muito literalmente, pois naquela casa não faltava comida, ela sempre cozinhava “o suficiente pra alimentar 200 pessoas”. hahhaha

Os amores, ah os amores… esses jovens vivem épocas maravilhosas e ao mesmo tempo difíceis com relacionamentos. Pra não deixar spoiler aqui, eu só faço uma pergunta: quem será que ficará com quem?

tumblr_mrzy4emhTa1s6rvo4o2_400 tumblr_nt6iux5FeR1qm73qio6_250

37697_84024_428Reply 1994 | 응답하라 1994 (Answer Me 1994)
Ano: 2013 | Episódios: 21 | Emissora: tvN

Sinopse: Através dos personagens, o drama segue vários eventos culturais em 1994, incluindo o surgimento do grupo “Seo Taiji and Boys” e a Korean Basketball League.

Sung Na Jung é uma garota forte e decidida, ela é filha de Sung Dong Il e Lee Il Hwa, eles se mudaram para Seoul há pouco tempo e fizeram de sua casa uma pensão para jovens.
Sseureki (Trash) é amigo da Na Jung desde a infância, ele também mora na pensão. Chilbongi é um jogador conhecido do pai da garota e passa a fazer parte da turma. Samchunpo, Haetae, Binggeure e Jo Yoon Jin também moram na pensão.

1994

Essa história é bem parecida com a da primeira versão, mas tem algumas coisas diferentes. A pensão é uma coisa bem legal a ser mostrada, já que nessa época, muitas pessoas do interior deixavam suas casas para tentar oportunidades em Seoul. É divertido ver os jovens perdidos no começo e evoluindo seu caráter com a ajuda dos demais moradores da pensão, eram como uma grande família.

Esse, diferente do anterior, te deixa apenas UMA dúvida: quem será o marido de Na Jung? O pior, é que até o episódio 14, mais ou menos, é muito difícil saber quem é o marido dela… eu fiquei realmente confusa. A partir daí, começa a ficar mais obvio.

1994-2
O casal, ou os ships que se formam ao longo do drama, com todos os personagens também tem um ar de enrolação mais pro fim do drama. E eu não via a hora de terminar logo, porque comecei a achar sem graça. Algumas cenas eram até bonitinhas.

tumblr_myczx2NgKk1qcagtxo1_250 tumblr_n1prvkpZct1qairx2o2_250

Assim como a versão anterior, esse tem muita nostalgia, anos 90 é tudo né? Mas nesse, como é mais perto dos 80, as coisas “mais tecnológicas” estão começando a aparecer. Os joguinhos super antigos no computador, e gravando toque no bip através do telefone e um aparelho de som. HAHA

Um ponto negativo é que achei o drama muito longo, ele tem mais episódios que o de 1997 e não sei se foi esse o problema, ou do roteiro mesmo, que achei que foi muita enrolação.

1997 x 1994

vs

Ambas as histórias trazem uma incrível nostalgia, pelo menos pra mim, que nasci no começo dos anos 90, imagino pra quem viveu sua juventude neles, deve ter sido bom! Adorava ver a produção, roupas, sapatos, acessórios, cabelos, músicas, filmes e programas. Os aparelhos, as casas, tudo foi pensado nos mínimos detalhes, até as embalagens dos produtos. É muito bom mesmo.

Em relação ao roteiro e desenvolvimento, prefiro Reply 1997, porque foi mais curto, não teve enrolação e achei os fatos apresentados muito mais interessantes que os de 1994.

Sobre os amores, em ambos, são todos “puros”, será era coisa da época?! Eram amores de jovens, e como eles mesmo dizem “o primeiro amor”. Eles viveram isso em ambos os dramas, inclusive o foco era esse, sobre a inocência, o sofrimento e as lições do primeiro amor. Tudo fica mais interessante com o ar nostálgico, claro.
Passar os episódios todos tentando descobrir quem ficou com quem, quem casou com quem, quem terminou com quem… foi incrível no Reply 1997, mas um pouco chato no Reply 1994.

A OST é muito boa, já falei né, músicas maravilhosas que lembram a época e até descobri uma banda coreana que parece muito Oasis! Adorei!

Há quem goste muito de Reply 1994, mas cada um tem sua opinião né?! As vezes eu acho que meu problema foi é com a atriz que fez a Na Jung, se fosse outra, talvez eu teria gostado mais. Já o elenco de Reply 1997 é muito bom, eu amei todos!

Uma curiosidade pra quem não assistiu ainda é que os pais da protagonista em AMBOS OS DRAMAS, são os mesmo atores! Eles são maravilhosos, atuam muito bem, são engraçados e faz a gente sentir saudade quando assiste uma versão e depois a outra.. (Alias, eles também são os pais da protagonista no novo Reply 1988!!) ♥

Enfim, vale a pena assistir os dois dramas, mas se você tem que escolher apenas um, eu indico: Reply 1997.

fim

Assistir online e Download

Reply 1997: Tem online no Viki e no Drama Fever. E tem pra download legendado no Drama Fans Society, Ohayo Dramas e no Siwon Fansub.

Reply 1994: Tem online no Viki e no Drama Fever. E tem pra download legendado no Asian Dramas Fansub.

 

E é isso! Espero que gostem! 🙂
Obs.: Adorei todos os dramas da Shi Won em 1997! ♥ HAHAHA

tumblr_nycsypWSql1t0b7dco1_500tumblr_mk0amfxp7l1s60v3to1_400

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Responder Sassy Go Go (Cheer Up!) - K-Drama | Love Code November 26, 2015 at 6:43 pm

    […] se expressar de uma forma tão enérgica que não tem como não gostar dela. A atriz também fez Reply 1997, que eu postei aqui. A personagem Yeon Doo em Sassy Go Go, é uma garota de personalidade forte e […]

  • Responder Reply 1988 - K-Drama | Love Code February 5, 2016 at 4:28 pm

    […] Quem quiser ver a minha resenha sobre Reply 1997 e Reply 1994 é só clicar aqui. […]

  • Responder Laís March 9, 2016 at 10:55 pm

    senti a mesma coisa, estou vendo o reply 1988 agora.
    mas em relação ao 97 e 94 gostei mais do 97, achei a historia bem montada , deixava a gente na expectativa sem enrolar muito, amei todos os personagens. 94 amei muito, no começo mais em algum momento acabou virando mais um gostei o drama é bom, mais me perdeu. 88 peguei um spoiler e estou arrasada, mais mesmo assim estou amando a relação que eles tem, mostrando mais das famílias de cada um. estou gostando muito, até agora.

    • Responder Mari March 10, 2016 at 5:49 pm

      Olá Laís! Obrigada pelo comentário! ♥

      O Reply 1997 é um amorzinho mesmo e como você disse o 94 “nos fez nos perder”. É uma pena. 🙁
      O 1988 você deve ter visto o spoiler do final… é verdade se for o que estou pensando é arrasador. 🙁 Mas apesar disso, o dorama vale muito a pena!

      Beijos! ♥

    Deixe um comentário