featured
Doramas, Entretenimento, K-Movie

The Throne (Sado) – K-Movie

Já assisti esse filme há um tempinho, mas como não tinha legenda em português, resolvi não postar antes porque o pessoal ia ficar com vontade de ver e não tinha como. Mas graças a amiga tradutora Paty, agora já tem pra download legendado, amigas!

Eu adoro filmes e dramas históricos coreanos (os chamados sageuk). Sou apaixonada pela cultura, pelos costumes, as roupas, a linda arquitetura, decoração e claro que as boas histórias de reis, príncipes e personalidades que marcaram a história do país.

The Throne é um filme histórico baseado em fatos reais. O enredo é belo e cruel ao mesmo tempo, dizem que essa é a história mais trágica da dinastia Joseon. A história é intensa e possuí um elenco e produção que merecem muitos elogios.

f4f3f0fda44f27e80fef8ee547fb14f73690880597_b317fc65

65084-340190The Throne |  사도 (Sado)
125 min. | Ano: 2015

Sinopse: Rei Yeongjo ordena seu próprio filho, o príncipe herdeiro Sado, sufocar até a morte em uma grande caixa de madeira de arroz.

Já que a sinopse está curtinha, vou apresentar um pouco mais do começo da história e no fim do post explicarei mais sobre a época e os personagens.

A história se passa na dinastia Joseon, onde o rei Yeongjo (Song Kang Ho) tenta ensinar seu filho como ser um rei competente. O rei tem um passado perturbado, sua mãe era de uma classe baixa e há rumores sobre ele ter matado o irmão mais velho afim de chegar ao trono. Por isso, ele é um homem extremamente rígido, que segue à risca as leis do reinado.

thethrone1

O confucionismo é a base da dinastia Jeoson, mas o Príncipe Herdeiro (Yoo Ah In) não se interessa pelos estudos e prefere se envolver com artes. Já numa idade avançada, o rei decide treinar seu neto para herdar o trono, já que ele se interessa mais pelos estudos e é muito inteligente.

8c6515540f4a3a1f65a96340f5a498c6 3690880597_9eabae1e

De repente o príncipe resolve matar o rei Yeongjo, seu pai, mas desiste depois de ouvir uma conversa. Incentivado pelos ministros, o rei acusa seu próprio filho de traição e o prende numa caixa de madeira. E como você já deve imaginar, o resultado disso não é lá muito satisfatório, né?

thethrone2

Já que essa loucura toda é logo no começo, o enredo não linear colabora para que a história fique mais interessante. Com flashbacks em picos diferentes da história, podemos entender melhor tudo o que levou os personagens a agirem dessa forma e como o caráter de cada um foi formado.

Todo o sofrimento e agonia foram expressados muito bem pelo Yoo Ah In, como sempre. Eu sou fã de carteirinha do ator, e ele combina imensamente com sageuks. Ver os estágios de uma pessoa que está presa, sem comer, sem beber, com pouco ar, sem ver a luz do dia… foi o que me deixou mais agoniada. A pessoa realmente vai deteriorando aos poucos e o Ah In representou tudo isso de uma maneira digna.

8_zpssglg01xy 7_zps2guvydji

O personagem também vai perdendo sua sanidade aos poucos e ver Ah In fazendo essas cenas me deixaram feliz da vida porque eita homem talentoso viu?!

Confesso que chorei sim, afinal é um tanto cruel um pai fazer isso com o próprio filho, sendo que o que ele mais precisava de verdade era amor paterno. Fiquei de coração partido. </3 🙁

3690880597_31b18d58 tumblr_nvumzhqgWl1sxym1ko5_400

Eu acho que estou apaixonada, desculpem. Hahaha.

Outra coisa que me deixou triste e agoniada foi a família, que sofreu tanto quanto o pai e filho em guerra. A esposa do príncipe herdeiro, coitada, não podia fazer muito por ele e dava pra sentir o desespero no olhar dela. O filho do príncipe foi outro que deu pena, vê-lo implorando pela vida do pai tão ferozmente… :'(

00083685Tudo colabora pra que o filme fique ainda mais perfeito, o elenco todo é ótimo, até os atores mirins, a fotografia excelente (sou apaixonada pelas cores usadas), a OST linda que combinou com cada cena… E ainda tem participação do So Ji Sub, sendo maravilhoso como sempre!

The Throne é extremamente intenso e merece cinco estrelinhas! 🙂

O filme ganhou diversos prêmios desde o lançamento, como: melhor filme, melhor fotografia e iluminação, e melhor trilha sonora em várias premiações de 2015. Yoo Ah In também ganhou como melhor ator no 2015 (36th) Blue Dragon Film Awards.

Trailer

Lendo mais sobre a história da época, e com a ajuda da Paty, claro, descobri coisas interessantes que me ajudaram a entender o porquê de toda essa crueldade. Na época haviam dois partidos em constante guerra: os Norons e os Sorons. O rei Yeongjo, e a maioria dos ministros do palácio eram envolvidos com os Norons. O rei enviou seu filho para ser criado em outro lugar, afim de mantê-lo intacto das más influências e torná-lor um bom rei. O príncipe foi criado cercado por pessoas relacionadas aos Sorons. Sendo assim, quando ele foi acusado pelo seu pai, também foi por influências de muitos do palácio que faziam parte dos Norons.  Em uma autobiografia da esposa do príncipe Sado, intitulada de Memoirs of Lady Hyegyeong, ela menciona o fato do príncipe ser ~um tanto~ louco e que ele ficou assim por causa do seu pai e das grandes expectativas que colocava no filho.

Analisando esses fatos com o filme, muitos deles foram citados e passados desapercebidos, e só então lendo as histórias é que pude ligá-los. Sado realmente mostra indícios de loucura e eu já mencionei isso acima falando que ele foi perdendo a sanidade e a causa disso fica clara quando ele menciona que queria ser amado pelo pai. Os ministros e o pessoal do palácio que se envolveram na acusação do príncipe são daqueles que o queriam bem longe de lá devido aos seus interesses, e claro, ajudaram a “fazer a cabeça do rei”. Foi cruel, mas é possível entender ambos os lados da história, infelizmente.

Há muito mais coisas interessantes na história, mas não vou colocar tudo aqui porque ficaria enorme. 😉 hahah Quem quiser saber pode mandar mensagem que eu a Paty mandamos mais informações 😀 rsrs

E enfim…

Quer ver? Tem legendado pra download no Mahal Dramas Fansub.

Mais uma vez: obrigada Paty, pela tradução da legenda e pela ajuda ♥

Espero que gostem!

Beijos, Mari.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Responder MARIA FERNANDA RODRIGUES MARTINS January 23, 2017 at 7:18 pm

    Amei, Obrigada por esse post, queria saber se posso divulgar na minha page, facebook.com/sojisubbr
    Tenho divulgado o trabalho de So Ji Sub, e seu post foi de longe o melhor que vi sobre esse filme maravilhoso.
    Garanto add todos os créditos merecidos.
    Muito obrigada!

    • Responder Mari January 24, 2017 at 11:47 am

      Oi Maria Fernanda!
      Claro que pode divulgar sim! Eu agradeço ♥
      Obrigada!! Beijos!

  • Responder steprei July 24, 2017 at 11:58 pm

    Recomendo o Sageuk de 77 epis Yi San. Que conta a história do neto. O começo já é na caixa de arroz, quando Sado está preso. O rei é bem ruim mesmo. Tinha horas que eu torcia pra ele morrer logo.

    Só digo o epi 73 ou 74 é de partir o coração…

    A história é bem contada.

    • Responder Mari July 25, 2017 at 11:03 am

      Olá! Não sabia desse sageuk, vou procurar, me interessou muito. Obrigada pela dica!

    Deixe um comentário