featured3
Doramas, Entretenimento, K-Drama

10 Motivos para assistir Sageuks

Quando comecei a ver doramas, comecei como quase a maioria dos dorameiros: os dramas leves, escolares e atuais, claro. Jamais me imaginei assistindo doramas de época e achava muito estranho só de olhar os posters. Bom, não foi muito tempo depois que acabei viciando nos dramas de época, ou épicos, ou sageuks. 🙂 Meu amor por eles só foi crescendo e eu acabei apaixonada e resolvi fazer uma lista com os bons motivos pra ver sageuks.

 tumblr_ocgwlzjvp41s8t96qo4_r1_400tumblr_nc9i3lwynn1tbt45vo1_500

Muita gente diz não gostar de dramas de época porque são longos, envolvem muita política, muito sofrimento.. e por aí vai, mas eu penso totalmente o contrário. E eis aqui meus dez motivos pra assistir sageuks:

Antes de começar, vou explicar brevemente sobre esse tipo de drama.

O que é sageuk?

A palavra sageuk 사극 significa literalmente “drama histórico” em coreano e refere-se a qualquer drama ou filme baseado em personalidades históricas, acontecimentos históricos ou simplesmente que aconteceram em determinados períodos.

A história da Coreia pode ser dividida em períodos e os dramas se passam em algum deles:
Tempos antigos (산고 시대): Período antes dos Três Reinos.
Época dos Três Reinos (삼국 시대): 57 AC – 668 DC – Esse período consiste na época em que o país era dividido entre os reinos de Goguryeo, Baekje, Silla e Gaya.
Dinastia Goryeo (고려 시대): 918-1392
Dinastia Joseon (조선 시대): 1392-1897
Ocupação Colonial Japonesa (일제 강점기 시대): 1910-1945.

tumblr_odx0f1dbjx1qk6zmeo1_400 tumblr_o1xkfgecl71uq4zv4o1_400

Tipos de Sageuk

Mesmo que no começo pareçam todos iguais, há vários tipos de sageuks. Há dramas que seguem a história fielmente e só acrescentam um pouco de dramatização sem distorcer os fatos. Enquanto outros apenas usam o período histórico como pano de fundo mas os personagens e a história são totalmente fictícios. E ainda há outros que acrescentam fantasia também, como vampiros, fantasmas e até lendas coreanas como gumihos.

E agora finalmente vamos ao que interessa…

Por que ver sageuks?

emocoesintensas
Tudo em nível intenso

Se você sofre em dramas “atuais” por shipp errado, por ship certo, pelos vilões, pela mocinha prejudicada… multiplique isso por pelo menos 5 vezes. Todo tipo de emoção em sageuk fica mais intensa. E pra falar a verdade, eu adoro sofrer com a história, não tem coisa melhor do que surtar loucamente com dorama!

tramascomplexas
Tramas complexas

Um dos pontos que mais me chamam atenção em uma história é claro que é o roteiro. Nada melhor que um roteiro bem construído e com plots interessantes, não é mesmo? Os sageuks são o tipo de dorama que mais têm histórias complexas, principalmente por envolver temas como política e poder e que muitas vezes são histórias verídicas.
Já coloco nessa categoria também os personagens fortes, que muitas vezes não sabemos se devemos odiar, ou amar, se são vilões ou mocinhos. Em determinadas histórias, todo mundo tem razão e o que a gente faz? E quando aquelas reviravoltas acontecem? Um personagem muito querido vira um ser violento tomado pelo poder… ai meu coração. </3

romance_profundo
Romances Profundos

Até quando o assunto principal é romance, os dramas de época conseguem misturar boas sacadas na hora de dramatizar o romance, afinal “naquela época” era muito mais difícil casar, ter filhos e viver ~felizes para sempre~ com o amor da sua vida.

tumblr_ls9je9nyyq1qkclv1o1_500 tumblr_nssvyvinmt1qcagtxo2_400

Então o romance é muito mais intenso, é profundo, às vezes doído, mas SEMPRE é tão lindo! ♥ Em sageuks vemos muito casais apaixonados dispostos a fazer qualquer coisa para proteger quem ama. E quando resolvem misturar fofuras em sageuks: mais perfeito ainda!

muitatreta
Muita treta, muito sangue e ação!

Ok, nem sempre tem muito sangue… mas sempre tem muita treta sim! Muitas lutas, artes marciais, espadas, pessoas correndo e dando vários saltos, andando perfeitamente em telhados… adoro! Hahah
Eu gosto muito das cenas de ação em sageuk, nada como uma boa luta de espadas que te faz ficar mordendo os lábios porque alguém pode se machucar feio e pode ser o príncipe lindo, meu Deus! Ele não pode morrer! :O ~ó eu surtando só de lembrar!
Algumas cenas em especial ficaram na minha memória pra sempre. Um dos motivos que adoro sageuk é ver as confusões que ele pode render, mesmo quando são apenas brigas “verbais”, elas são bem interessantes, pois geralmente envolvem as tramas dos reis para proteger o trono e é cada uma viu!

fantasmas
Fantasmas, Vampiros… Gumihos??

Lá nos tipos de sageuk já comentei sobre os dramas de época misturarem fantasia na história, né? Pois é, tá aí mais uma coisa que adoro neles! Inclusive, meu primeiro dorama de época foi Gu Family Book, um drama com muita fantasia e Gumihos!
Pra quem não sabe, Gumiho é um tipo de lenda coreana, a qual uma raposa que vive mais de 100 anos vira humana ~e com poderes! Hahahah <3
Também tem sageuks com fantasmas como Arang and the Magistrate e com vampiros como Scholar Who Walks The Night. Eles dão um charme pra história e na maioria das vezes deixam mais emocionante.

cenarios
Cenários de encantar e grandes produções

Fico babando em todo tipo de sageuk devido as suas belas paisagens e cenários bem desenhados. Adoro a arquitetura, o design de interiores, os figurinos. Tudo é tão rico em detalhes e possuí uma beleza encantadora.
Alguns são grandes produções, já que esse tipo de dorama é um dos mais queridinhos na Coreia, sendo assim eles investem mesmo. Desde as paisagens naturais até os palácios bem montados, gosto de tudo! A fotografia geralmente é maravilhosa. *-*

finais
Finais Marcantes

Se você é daqueles que adora um finalzinho clichê e bonitinho, já nem recomendo doramas de época. Agora se você adora coisas diferentes e emoção pode assistir tranquilamente os dramas épicos porque os finais são incríveis! Podem ser bem tristes, podem ser felizes, trágicos… mas sempre muito bons! Alguns são inesquecíveis. ♥

reis
Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas

Sabe todo aquele glamour real? Os vestidos lindos das princesas (no caso Hanbok, né), os acessórios, a vida luxuosa, os príncipes lindos… Tudo é lindo. Eu que adoro histórias de época no geral me sinto realizada com sageuks, já que uniram as coisas que mais gosto de ver: histórias de realeza e cultura asiática.
(Mas também vemos que nem sempre é bom ser parte da família real. Estar no poder é sinônimo de luta e sofrimento constante em alguns sageuks.)

riqueza
Riqueza cultural e histórica

Pra quem gosta de história, pra quem gosta de aprender coisas novas… sageuks são ricos em conhecimento. É cheio de termos do coreano antigo (assim como temos em nossa própria língua, e no inglês, por exemplo). Também é possível aprender muito sobre a cultura coreana, os costumes. Eu fico curiosa em várias coisas que vejo nos doramas e vou logo pesquisar o que significa. E aqueles doramas que se passam em épocas importantes da história são o que mais gosto, como Bridal Mask, da época em que ocorreu a ocupação colonial japonesa e Six Flying Dragons, de quando Joseon foi fundada. Alguns que se passam nesses períodos de transição é possível ver homens de hanbok (roupa tradicional coreana) e terno no mesmo espaço.

tumblr_od1pqwa9cx1qk67r7o5_500 tumblr_ob7m09ziqz1ql46ngo6_r1_400

Ah, não consigo tirar certos termos da cabeça, como: Aba mama /아바마마/ (termo usado pelos filhos para chamar seus pais ~família real) e Pyeha /폐하/ (usado para chamar o imperador ou rei ~sempre lembrarei de Empress Ki nesse ♥♥)

oppas
Oppas de Hanbok ♥

E claro que pra terminar, um dos melhores motivos: nossos atores favoritos usando hanbok (roupa tradicional coreana). Por incrível que pareça, alguns deles ficam maravilhosos usando hanbok e chapéu, ou aquelas faixas na cabeça. Ah! Lutando com espadas também! Sem falar nas perucas né! Hahahha Quando eles não usam chapéu por algum motivo e aparecem aqueles cabelos longos, soltos e brilhantes… Hahahaha Meus queridinhos dos sageuks são Yoo Ah In e Lee Jun Ki. ♥

E gosto mais ainda quando eles resolvem postar fotos e selfies dos bastidores do drama no instagram!

 

Meus doramas de época preferidos:

(Ainda tem muito dorama de época que quero ver, principalmente os bem antigos, então vou atualizar essa minha lista ao longo do tempo. Por enquanto são esses.)

Empress Ki – Amo! É pra sofrer muuuito mas amo mais que todos ♥
Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo ~fiz resenha! Um dos meus favoritos da vida!
Six Flying Dragons  ~fiz resenha!  O tipo de história com roteiro incrível e cenas de luta maravilhosas <3
Gu Family Book ~fiz resenha! O meu primeiro sageuk e um dos favoritos <3
The Moon That Embraces the Sun – Muito sofrimento daquele que vale a pena, é lindo demais!
Love in the Moonlight ~fiz resenha! A fofura em forma de drama de época ♥
The Princess’ Man
The Bridal Mask
Scholar Who Walks the Night  ~fiz resenha!  Lindo do Lee Jun Ki de vampiro sedutor!
Sungkyunkwan Scandal ~ divertido <3
Queen In Hyun’s Man ~ mistura de tempo atual e antigo. Uma fofura!
Splash Splash LOVE ~ é um mini mini mini drama LINDO
The Three Musketeers 
Joseon Gunman

 

Dicas:

Aqui nesse site tem uma lista imensa de sageuks separados por período na história coreana. Está em inglês mas é ótimo pra ver a que tempo se refere o drama que você vai ou quer ver.
E aqui tem um glossário caso queira aprender mais sobre os termos usados (também em inglês).

 

 

E vocês? Gostam de sagueks? Quais seus preferidos?

Espero que tenham gostado do post,

Beijos, Mari.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

18 Comentários

  • Responder Edna Laize December 2, 2016 at 9:41 pm

    Que post mais completo e maravilhoso, dá gosto de ler! Amo seu trabalho e espero que muitos abandonem seus preconceitos com os sageuks que são alguns dos dramas mais marcantes que existem! Um prato cheio de fortes emoções que VALE MUITO A PENA ♡

    • Responder Mari December 5, 2016 at 11:41 am

      Oi Edna! <3
      Você é uma fofa! Obrigada pelos elogios, que bom que gostou do post <3
      E muito obrigada pelo apoio e divulgação que você sempre faz *--*
      Amo você e o nosso SQUAD! ♥

      Mil beijos :*

  • Responder Pri Radany December 5, 2016 at 1:04 am

    Primeiramente: QUE POST M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Ficou muito bem explicadinho, as imagens os gifs, chega a doer no coração quando vejo essas imagens, dá vontade de apagar da memória só para assistir de novo com a mesma emoção da primeira vez! </3

    Segundamente haha: Sageuks <3 OMG como eu amo! Tudo que você falou é pura verdade, os relacionamentos profundos, as histórias reais envolvidas com a ficção, as lutas, aqueles personagens que a gente odeia, mas no fundo a gente ama! haha além as paisagens e fotografia, os cenários e os figurinos são tudo tão ricamente trabalhado que você não sabe se presta atenção na ação ou no que está em volta!

    Adoro dramas de época, meu dois dramas favoritos de todos, são sageuks!
    Faith – The Great Doctor e Moon Lovers <3

    É capaz de eu saber mais sobre a história da Coréia do que do Brasil, de tanto ver dramas hahaha

    Parabéns MariLinda! Que imprimir esse post e colar na testa de tão perfeito que ficou!
    Beeeijos :*

    • Responder Mari December 5, 2016 at 12:56 pm

      Oi Pri! <3
      Ownn! Obrigada ♥ ♥
      Também queria rever tudo com a mesma emoção, mas tenho dito que ainda verei Moon Lovers e Empress Ki novamente.

      Ah, Faith <3 Saudades! Nem coloquei ele na listinha aqui, mas vou incluir ^^

      Ahahahha eu sempre penso nisso, nunca me interessei muito pela história do meu próprio país e estou aqui sabendo até demais da Coreia, mas adoro! <3 Rica em detalhes *-*

      Hahhaha
      Obrigada de novo <3
      Beijos!

  • Responder Ge December 14, 2016 at 10:10 am

    Nossa so assisti ainda Scarlet heart com os lindos do Lee J Ji e Kang HaNeul. E comecei Scholars who walks the Night, Oh que coincidencia é com o Lee J Ki kkkkkkkkkkkkkkk In love eterno por ele.

    • Responder Mari December 15, 2016 at 1:28 pm

      Oi Ge! <3 Então assista aos que indiquei, são todos tão bons!

      Jun Ki é incrível pra drama histórico! kkkk

      ♥ Beijos e obrigada pelo comentário!

  • Responder Amanda December 16, 2016 at 12:35 am

    Oi Mari, primeiramente amei o post!! Sou nova aqui no blog (vim por causa do meu amado e eterno Divaneando =( ) mas já to fuçando tudo e amando tudo tambémkkk. Como você, também sentia uma certa estranheza em assistir doramas históricos no início, mas vi que na verdade era puro preconceito meu mesmo, e que quando decidi dá uma chance e me jogar de cabeça nessas maravilhas vi o quanto era bom, e quanta cultura e informação eu tava adquirindo com tudo aquilo. Além é claro de tá podendo vê os nossos queridos Oppas sendo maravilhosos guerreiros, e príncipes, e até mesmo vilões. Gosto muito dos doramas históricos também porque acho que de certa forma, através deles, eu consigo “avaliar”(não que eu seja expert nem nadakkkk) algumas atuações, principalmente dos meus atores e atrizes favoritos, e de conhecer algumas carinhas novas. Não que nos doramas de outros gêneros que não sejam os históricos não dê! Mas na minha opinião é nessa hora que você vê quem ta preparado pra tudo sabe, quem tem bala na agulhakkk. Amo de paixão certas locações e os cenários que são mostrados, são simplesmente espetaculares!!! Aliás uma das razões de eu sonhar tanto com a Coreia do Sul e de estar lá um dia (que com fé em Deus vai se concretizarkkk) é em poder visitar aqueles parques maravilhosooooos (altas selfieskkkk). As vezes me bato pra compreender os diálogos e discussões que falem sobre política, principalmente por conta dos termos usados mais enfim, amo do mesmo jeito, entendendo ou sem entender nadakkkk Mas pra mim o que indiscutivelmente me arrebata, me conquista e me deixa LOUCA são sem dúvidas as trilhas sonoras! É uma mais linda do que a outra, uma mais espetacular e emocionante que a outra….sem palavras, to suspirando só de pensarkkkk Principalmente quando se trata de Baek Ji-young ou Xiah Junsu s2… é simplesmente de se apaixonar gente….Mas enfim Mari é isso, gostei muito do post e espero estar por aqui mais e mais vezes, vendo suas resenhas e comentando também. Bjs =*

    • Responder Mari December 16, 2016 at 11:52 am

      Oi Amanda! Ahh, saudades do Divaneando também 🙁 Muito triste o que aconteceu.
      Bom, que bom que você se interessou pelos dramas de época e gosta tanto dessas maravilhas *-*
      Realmente, nesse tipo de drama é muito melhor para ver a atuação deles. Exatamente isso, você vê a diferença de personagens bem clara. Ah, o sonho de ir pra Coreia e ver os parques, os palácios, toda aquela cultura riquíssima de detalhes, eu sei bem como é isso. *–* E altas selfies sim! HAHAH
      Trilha sonora de drama histórico é maravilhosa! <3 As instrumentais então. Meu Deus! Eu adoro a trilha sonora de Empress Ki <3 Uma das minhas favoritas. De The Moon That Embraces The Sun também é muito linda. Muitos feels. hahahah

      Obrigada por vir conhecer e por comentar ♥
      Beijos e volte sempre sim ^^

  • Responder Katherine Nana December 20, 2016 at 10:37 pm

    Amei… o post, ainda não tive coragem de ver um drama historico…sou meia que receosa; lindo blog, estarei acompanhando.

    • Responder Mari December 23, 2016 at 10:13 pm

      Oi Katherine! ^^
      Obrigada pela visita e por vir acompanhar!
      Hahah começa por um drama levinho, recomendo Moonlight Drawn By Clouds que é fofinho demais!
      Beijos!

  • Responder Keila Fogaça December 28, 2016 at 1:24 am

    Mari como não encontrei seu blog antes? Amei seu post e estou muito nessa onda de dramas de época e estou amando! Adorei suas sugestões todas anotadas! Beijos! Parabéns pelo trabalho!

    • Responder Mari December 29, 2016 at 1:21 am

      Oi Keila! Hahaha Obrigada! ^^
      Ah, os dramas de época são meus xodózinhos!
      Que bom que gostou das dicas, qualquer dúvida tô aqui. É só falar!

      Beijos e obrigada por comentar! ♥

  • Responder Yasmin Paz December 30, 2016 at 11:37 pm

    Eu pensando que era a unica no brasil que era simplesmente fã de épicos, sinceramente eu cheguei em uma fase que eu só consigo ver épicos, porque meio que a gente se acostuma com histórias bem elaboradas! Mas acho q o principal motivo que afasta as pessoas de assistirem um bom épico são os final tristes! T.T Mas eu adoro finais tristes, aqueles q me fazem chorar! XD Mas falando a verdade um dos melhores finais foi do princess man, não sei bem se é um final feliz ou triste! E outro motivo é também que no começo a gente não entende a referencia histórica, eu sofri muito pra entender por exemplo Sungkyunkwan Scandal, que foi meu primeiro drama épico! Agora eu entendo só pela roupa do poster em que periodo ta se passando a historia!!XD Só pra completar eu so vou te indicar uns que talvez vc nunca tenha visto e que são sensacionais, warrior baek dong soo, the painter of the wind e um chines que eu considero o melhor drama já feito, haahaha, que é a versão chinesa do scarlet heart! Bjs 😉

    • Responder Mari January 3, 2017 at 1:52 pm

      Oi Yasmin! Você não está sozinha não! Obrigada por vir aqui comentar e obrigada por me deixar saber que também tem mais alguém que adora doramas de época.
      Estou com você nessa, finais tristes são lindos! Eu adoro, fico com aquele sentimento de depressão pós drama e depois esse sentimento vira algo como “saudade”. É diferente, quando vejo finais felizes, raramente lembro deles, sou muito esquecida, hahaha, mas os finais tristes me marcam de um jeito inexplicável.
      É mesmo difícil no começo, mas como você já sei o período só de ver as roupas HAHA. ♥
      Eu não vi os que você indicou, mas claramente já adicionei na minha listinha e serão os próximos! ♥

      Obrigada mesmo! !
      Beijos!

  • Responder Rai January 16, 2017 at 4:36 am

    To meio traumatizada com sageuks porque fui começar logo com Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo! Eu sofri tanto, chorei tanto que eu pensei que ia desidratar! Toda vez que minha mãe entrava no meu quarto quando eu tava assistindo esse drama ela pensava que eu tava passando mal, ou que alguém que eu conhecia tinha morrido, de tanto que eu chorava hahahahahahahahaha
    Eu não me importo de sofrer, eu to acostumada a sofrer, posso sofrer o drama todo tranquilamente, mas eu confesso que eu gosto de finais feliz porque me traz a sensação que todo aquele sofrimento não foi em vão e que se não há justiça na vida real, pelo menos há justiça nos dramas hahahahaha (dai o trauma com Scarlet Heart hahahahahahaha). Mas vou tentar dar uma nova chance aos sageuks com Moonlight Drawn By Clouds pra ver se ele é mais felizinho hahahahaha

    • Responder Mari January 16, 2017 at 3:33 pm

      Oi Rai! HAHAHAHAHA poxa, realmente Moon Lovers é pra desidratar mesmo!
      Hahaha eu gosto dos finais tristes, mas ó, em sageuk poucos finais são felizes viu?! Hahah pensa, que Scarlet pode sair algum tipo de continuação a qualquer momento. E dá pra imaginar um final feliz na cabeça também pra tentar se conformar um pouco pelo menos.

      Moonglight Draw By Clouds é um docinho, espero que você goste ^^

      Beijos e obrigada pelo comentário ^^

  • Responder Carla Silva January 23, 2017 at 4:28 pm

    Olá Mari,

    Eu amei esse texto, penso o mesmo sobre os doramas epicos e gosto tambem dos filmes… essa lista eu ja assisti todos, alias, falta Empress Ki, mas já estou a procura, bom eu adoro tambem os filmes de epoca ingleses, gosto mesmo dessa epoca 🙂 ate livros compro. voltando pra Coreia gosto muito dos cenarios e fugurinos e os roteiros super inteligentes durante a trama, e claro ficamos a saber mais desse país de cultura super diferente da nossa, eu moro em Portugal a 6 anos e apesar dois países serem irmãos, tem muita diferença cultural.

    Bom é isso, continue com o blog que é maravilhoso, gosto muito de vir cá.

    bjinhos
    Carla.

    • Responder Mari January 24, 2017 at 11:45 am

      Oi Carla, que bom te ver aqui! ^^
      Eu também adoro coisas de época. Sobre filmes de época ingleses eu vi poucos, mas gosto demais e pretendo ver mais.
      Muito bom saber de culturas diferentes, todas tem seus pontos fantásticos. Ai, tão bom saber que mais pessoas gostam também *–*
      Obrigada mesmo Carla, e eu gosto muito que você venha. ♥
      beijos!

    Deixe um comentário