Doramas, Entretenimento, K-Drama

Suits – K-Drama

Oi oi, dorameiros, como estão?

Vocês ficaram sabendo da versão coreana de Suits, certo? Desde o começo das notícias desse drama a maioria dos dorameiros criaram uma expectativa enorme em cima dele, mas ao mesmo tempo como dorameiros calejados nós também ficamos com um pézinho atrás, afinal as versões coreanas das séries americanas nem sempre saem como esperado. Mas Suits “KR” prometia muito principalmente pelo elenco. E bom, nesse post vou falar o resultado dessa promessa + expectativa + medo. Lembrando que não assisti a série americana, então tudo que vou falar a partir daqui é sobre a versão coreana.

Suits
슈츠
Episódios: 16 | Emissora: KBS2
Ano: 2018
País: Coreia

Sinopse: Versão coreana da série original americana ”Suits”. Choi Kyung Seo é um lendário advogado no escritório de advocacia mais respeitado da Coreia do Sul. Ele tem carisma e uma aparência atraente. Ele contrata Go Yeon Woo, que tem uma excelente memória, como o novo advogado do escritório. (Sinopse por Filmow)

Suits provavelmente vai agradar mais as pessoas que gostam do tema jurídico, afinal o drama todo gira em torno disso, mas uma das coisas que mais me agradaram nele foi o relacionamento dos protagonistas Go Yeon Woo e Choi Kang Seok, pois eram dois homens de idades diferentes, com vidas totalmente diferentes mas que acabam se identificando um com o outro enquanto passam o tempo juntos resolvendo os casos. Esse bromance, foi sem dúvida a melhor parte do drama.

O drama começa intrigante com Go Yeon Woo envolvido num caso de tráfico de drogas e ao fugir da polícia ele vai parar no meio de uma sessão de entrevistas da Kang & Ham, um grande e famoso escritório de advocacia. No meio dessa situação ele conhece Choi Kang Seok, um dos melhores advogados da cidade. Kang Seok enxerga em Yeon Woo alguém com potencial suficiente para ser seu novo advogado associado (que é praticamente um advogado assistente), mas o problema é que Go Yeon Woo não tem um diploma. Então imagine a treta que isso pode causar no futuro, tanto pra um quanto pra outro, o emprego dos dois está em jogo.

A partir daí, o drama vai abordar o crescimento do relacionamento entre eles, enquanto resolvem casos juntos e ajudam a manter a empresa ativa em meio aos obstáculos e adversários que aparecem no meio do caminho


Apresentando um pouco dos personagens antes de continuar, vamos começar com Choi Kang Seok (Jang Dong Gun), ele é o melhor advogado da empresa e ele sabe disso, por isso tem personalidade muito confiante, às vezes até um pouco arrogante, mas ele sempre sabe o que está fazendo e age de forma justa. Ele é brilhante, pra ser mais exata. Sinceramente um personagem incrível que lida com qualquer problema que aparece.

Jang Dong Gun é um excelente ator, desde que o vi atuando pela primeira vez até hoje, mas como o esplêndido Kang Seok ele mandou muito bem. Acho o ator extremamente elegante e charmoso combinou demais com o personagem.


Go Yeon Woo
(Park Hyung Sik) é um jovem inteligente que possui memória fotográfica, ele chegou a estudar para ser advogado mas não conseguiu concluir os processos para pegar um diploma. Quando se vê diante da oportunidade de trabalhar numa das melhores empresas de advocacia ele não pensa duas vezes mesmo que pra isso tenha que mentir sobre sua graduação. Apesar da situação que se encontra, Go Yeon Woo fica com receio o tempo todo, afinal isso é um crime e ele pode ser descoberto a qualquer momento. Go Yeon Woo tem um coração muito bom e quando pega um caso ele tende sempre a ficar do lado mais justo, embora esse lado não seja o seu cliente. Assim como Choi Kang Seok ele é brilhante, mas uma versão que ainda precisa amadurecer muito.

Park Hyung Sik fez uma ótima escolha aceitando esse personagem, assim ele pôde provar pra todo mundo que pode muito bem atuar em papéis mais sérios indo além dos chaebols de comédia romântica. Até esqueci que ele era aquela coisa fofíssima de Strong Woman do Bong Soon e aquele irritante bonitinho de High Society.


Kang Ha Yeon (Jin Hee Kyung) é a sócia e gerente da Kang & Ham, ela é meticulosa, inteligente e preza muito pela dignidade da empresa. Uma mulher independente, sincera e que dirige a empresa com maestria. Incrível como ela conseguia se manter calma diante das situações que passava, advogados cobrando promoção, caos na empresa, inimigos ressurgindo depois de anos mas ela estava ali firme e forte. E sempre se preocupando também com seus funcionários, sócios e clientes. Um arraso essa mulher, tanto a personagem quanto a atriz!


Hong Da Ham (Chae Jung An) é secretária do Choi Kang Seok, ela trabalha com ele há anos, mesmo antes dele entrar nessa empresa. Secretária Hong é aquela que mais se preocupa com o Kang Seok. Ela é uma profissional excepcional e posso dizer claramente que sem ela, ele estaria perdido. Hong Da Ham é maravilhosa demais! Adorei a personagem que era cínica quando precisava mas um amor em outros casos. Também ficava babando no estilo, elegância e beleza dessa mulher.


Kim Ji Na (Ko Sung Hee) é técnica jurídica na empresa. Ela é uma mulher bonita e inteligente, assim como todos os outros personagens. Ela vai trabalhar ajudando Go Yeon Woo em diversos casos e até em um chamado romance, que vou falar mais pra frente. Ji Na também tem uma história um pouco parecida com ele, mas ela é honesta. ~ haaha 🙊


Chae Geun Shik
(Choi Gwi Hwa) é um dos advogados que morrer de ciúmes do Choi Kang Seok e não vê a hora de tomar o lugar dele. Pode parecer um idiota a princípio mas ele não é tão ruim assim. E além disso ele é muito engraçado, não tem como não rir mesmo quando ele fala besteira. Adorava o peixinho de estimação dele. Haha

O elenco todo foi excelente, esse era um dos pontos que mais tinha me deixado ansiosa e não tenho do que reclamar, aliás só tenho elogios porque me surpreendi até com elenco que ao fez participação especial e outros que apareciam pouco como Son Seok Koo (de Mother e Sense8) que é um atorzão, Coreia bota ele num drama incrível como prota por favor!

Apesar de ter começado num bom ritmo, gerando curiosidade e trazendo várias perguntas o drama deixou a desejar um pouco ao longo dos episódios pelo fato de ficar num ritmo cada vez mais lento. Os casos paralelos se resolviam, e algumas vezes nem eram tão interessantes assim, mas parecia que a história principal não avançava. Esse é o ponto negativo que mais pesou pra mim, alias o único, mas é que o desenvolvimento do roteiro é algo que prezo muito. Mas aí pode ser questão de gosto pessoal mesmo, o que é de fato. Haha. Há quem assistiu o drama e disse que não achou paradinho assim. Na minha opinião melhorou muitíssimo nos episódios finais, os dois últimos então foram melhores ainda, acho que por terem sido dedicados exclusivamente para o plot principal, que era o que tinha chamado minha atenção no início do drama.


Todos os episódios tem um “tema” e os casos que aparecem para os advogados resolverem se relacionam com as histórias dos personagens principais mas tudo dentro desse tema, trazendo um tipo de conselho ou lição de vida. Eu gostava muito desses temas, que na verdade eram frases citadas logo no início do episódio, como por exemplo o tema do episódio 6: “Elas bebem da mesma água, mas vacas produzem leite enquanto cobras produzem veneno”, que alias essa frase faz tanto sentido, amei.

Além do bromance, eu gostava de ver os atritos entre os personagens, aquelas cenas tensas de climão, com os advogados cheios de ódio nos olhos mas que não se resolviam com os punhos e sim com boas argumentações e jogadas inteligentes. Até mesmo a competição que ocorria dentro da própria empresa era interessante. Dava uma raiva de alguns personagens, mas com isso o amor por outros só foi crescendo. É no meio dessas rivalidades que os verdadeiros caráteres aparecem e os relacionamentos se solidificam.


Mesmo parecendo frio, Kang Seok guardava um carinho imenso pelo Yeon Woo, e como foi bom vê-los juntos! Enquanto Kang Seok ensinava como ser um profissional brilhante, Yeon Woo resgatava os “bons sentimentos” de Kang Seok o fazendo lembrar dele mesmo quando mais jovem. Adorava as alfinetadas e os ensinamentos do Kang Seok, principalmente quando se tratava de ternos, o que aprendemos aqui que é algo muitíssimo importante para um advogado. haha Que dupla maravilhosa de advogados, de parceiros, de bons amigos!

Fiquei preocupada que pelo Park Hyung Sik ser muito famoso, os roteiristas dessem mais atenção ao personagem dele do que o Kang Seok, mas ainda bem que ambos foram os protagonistas igualmente. Sem preferidos. Os dois arrasaram muito!


Além do bromance, tem romance sim. Mas com um bromance desses quem precisa de romance?! hahaha. O romance foi bonitinho, mas realmente não é o foco do drama. Ji Na e Yeon Woo começam a se interessar um pelo outro logo no começo, a gente até espanta mas aí lembra que é inspirado em série americana… e bom as coisas nessa parte são mais rápidas.

Eles eram um casal bonitinho? Eram sim! Maaaas confesso que meu ship era maior por um outros personagens no drama: Kang Seok e a secretária Hong. Como esses dois tinham química! Aaaaa, se você já assistiu o drama e está lendo esse post, por favor me diz que eu não estou louca? 😍

Ah, não pense que só os homens desse drama tem destaque, nem que só eles tem amizade. As garotas desse drama é que mandam em tudo e eu adorei a cumplicidade entre elas. Mesmo que não tivesse cenas delas juntas o tempo todo, o carinho e a parceria estavam evidentes, nos encontrinhos nos corredores da empresa e no banheiro, principalmente nos momentos difíceis. A verdade é que sem elas a empresa não funcionaria, de verdade. 💕

Algo que me chamou atenção em partes técnicas é que a fotografia e direção do drama as vezes nem parecia um dorama, sabe? Não que isso seja um ponto positivo ou negativo, é que o clima era diferente, era cheio de classe, aqueles cenários de prédios comerciais, pessoas todas bem vestidas indo trabalhar, e era trabalho 90% do tempo, era muito série americana mesmo. Isso me surpreendeu um pouco mais pela emissora, geralmente quando há adaptações de outras séries elas são exibidas na OCN, ou tvN e Suits foi exibido na KBS e as vezes parecia que eu estava assistindo tvN. Será que expliquei direito? haha. Onde eu quero chegar é que a produção do drama foi excelente e fiquei feliz pela KBS por isso.

~ Notei agora que “tvN” poderia ser um elogio, haha… “uaaau, você está tão tvN hoje”. ~

A trilha sonora é muito boa e tem playlist no Spotify, mas vou deixar aqui um vídeo da música que gostei demais, com direito a muito bromance no FMV.

Enfim, Suits foi um bom drama. Talvez pelo roteiro ter sido um pouco lento no decorrer dos episódios, não superou minhas expectativas em relação ao contexto, mas também não foi ruim. Acompanhei semanalmente e raramente tinha surtos por algum motivo da história, mas com certeza me apeguei aos personagens e principalmente ao bromance que me deixou encantada até os últimos segundos. O elenco é realmente incrível e este, cumpriu com excelência tudo que prometia.

Onde Assistir?

Tem Suits legendado no Kingdom Fansub.

 

E aí, me conta, o que vocês acharam desse drama?

Previous Post Next Post

You Might Also Like

11 Comentários

  • Responder David Oliver June 24, 2018 at 5:16 pm

    Obrigado por mais uma resenha maravilhosa!!! Eu nem estava interessado nesse dorama, mas depois que vc falou a palavra bromance eu já coloquei na minha lista. Queria muito que os coreanos tratassem romances gays como heteros… Assim poderiam fazer um romance de forma natural com uma história incrivel, mas infelizmente ainda ficam só no fanservice.

    • Responder Mari June 24, 2018 at 5:56 pm

      Oi David! O bromance nesse é mais amizade mesmo, eles tem uma baita parceria porque são muito parecidos em personalidade.

  • Responder Kelly June 24, 2018 at 10:03 pm

    concordo com tudo!! eu queria que eles tivesse dado mais atenção pro lado romance da hong e do choi :<

    • Responder katy June 25, 2018 at 3:15 pm

      verdade espero que façam 2 temp e foquem na relação dos dois eles tem mais quimica do que o casal principal.

  • Responder Sara June 25, 2018 at 8:10 pm

    Eu entendo a comparação com a TVN, eu sempre acho que ela é a HBO da Coréia, afinal ela consegue fazer dramas de muito sucesso. Kkkkkkkkkkkk! Gostei da resenha, eu tenho altas expectativas com a história pq amo Suits americano, mas acho que eles não vão me decepcionar, pelo que li eles adaptaram muito bem a história

    • Responder Mari June 27, 2018 at 2:47 pm

      Oi Sara, provavelmente não vai decepcionar não, muita gente que viu as duas versões disse que são muito boas e parecidas. Depois vem contar o que achou 🙂
      Beijos!

  • Responder Erick June 27, 2018 at 12:46 am

    Eu gostei bastante do Suits e eu achei superior até que o original que é meio exagerado em alguns momentos. Não consigo concordar com ele ficar lento pois ele não é um drama originalmente coreano, o que acaba deixando o roteiro mais calmo desenvolvendo outras coisas ao invés da história principal. Além de que eu estava tão engajado no mundo e nos personagens que eu achei todos os episódios do mesmo nível. É bom que tenham desenvolvido também aquela história nos últimos episódios pq ficar parecido com uma série americana e deixando aberto demais seria ruim para o tipo de história que a coreia faz.

    • Responder Mari June 27, 2018 at 2:40 pm

      Oi Erick! Eu não vi a versão americana 🙁 Mas é isso mesmo, essa questão do roteiro ficar lento é mais gosto mesmo, eu prefiro quando as coisas acontecem mais rápido. Quanto a história que foi desenvolvida nos últimos episódios ela se estende muito na versão americana? Porque foi a parte que mais gostei do dorama. Obrigada pelo comentário! 🙂

  • Responder Maria July 3, 2018 at 5:09 am

    Oieee Mari ^^
    Finalmente dando as caras novamente no blog!
    Agr q estou de volta a este mundo doramático estou atolado de doramas pendentes hahahaah
    Porém eu consegui terminei Suits agorinha e concordo poema com cada palavra sua. O dorama foi um pouco lento, mas eu não o achei cansativo. Ele realmente focou muito na parte jurídica e eu adoro esse tipo de dorama, então pra mim foi maravilhoso!
    Não eh um dorama 5 estrelas, eu gostei bastante.
    E sobre o romance, com certeza o bramance foi o melhor! A parceria deles era incrível (msm quando se desentendiam). O romance do proto foi super bonitinho (shippei muito!), mas o Kang Seok e a secretária Hong foi um shipp supremoooooo! Eu amei eles dois e todo a química que tinham.
    ~ Bom, agr eu ainda tenho muitooo dorama para assistir e me espere nos comentários do seu blog pq eu sempre vou parecer por aqui (como era de costume).
    Bjs, Mari e as resenha estão cada vez melhores 😸💙

    • Responder Mari July 11, 2018 at 2:25 pm

      Oi Maria! Saudades de você aqui! ♥
      E eu finalmente estou respondendo. hahaha AAAI Kang Seok e a secretária Hong ♥ lindos! Obrigadaaa Maria!

  • Responder Thais August 5, 2018 at 11:42 pm

    Eu não tô sabendo lidar e juro que chorei emocionada hahahahaha
    Não sabia da existência dessa versão, assisto Suits e amo demais o Mike, ai quem faz o “Mike” é Park Hyung Sik, o ator mais amorzinho e que eu sou mais apaixonada nesse mundão de K-dramas, vou assistir jáááááááá!!!!!!!!

  • Deixe um comentário